Portugal
Visita a Vilar Maior

Explore a nossa área de rewilding no Grande Vale do Côa por um fim de semana. Maravilhe-se com as vistas e as iguarias locais e dê um passeio na natureza com um guia especializado.

 

Passe um fim de semana na charmosa antiga Vila de Vilar Maior. Esta povoação localizada no Grande Vale do Côa, é rica em história romana e medieval. Perto da antiga vila foi recentemente estabelecida uma nova área piloto de rewilding, “Vale Carapito”, zona rica em vida selvagem e paisagens deslumbrantes.

Desfrute de duas noites num característico alojamento rural. A casa é aconchegante e conta com um lindo jardim e áreas comuns, ideal para descansar após um dia a explorar a natureza.

Nesta experiência vai ter a oportunidade de fazer uma passeio com o guia de natureza Fernando Romão e uma visita guiada pela antiga Vila com a associação local Muralhas de Vilar Maior. Ao escolher esta experiência está a contribuir para o desenvolvimento de um turismo sustentável, rural e de natureza.

Uma aventura rural

Dia a dia do Programa

Dia 1 - sexta-feira. Chegada à antiga Vila ao longo da tarde e check-in no alojamento rural. Desfrute de um delicioso jantar na Casa Villar Mayor.

Depois de jantar, há a oportunidade de observar as estrelas. O céu quase não tem poluição luminosa. Veja neste mapa.

Dia 2 - sábado. Pequeno Almoço na Casa Villar Mayor depois terá oportunidade de explorar o Vale Carapito com o guia Fernando Romão.

O almoço é no campo em formato picnic e o safari termina ao final da tarde.

À noite, o jantar é servido ou num restaurante local ou na Casa Villar Mayor.

Dia 3 - domingo. Depois de um delicioso pequeno almoço na Casa Villar Mayor, visite a vila com a Associação Muralhas de Vilar Maior, onde poderá conhecer tudo sobre o castelo medieval, a ponte romana e as tradições locais.

O almoço conforme a sua preferência pode ser para levar ou servido no alojamento rural, Casa Villar Mayor. Depois de almoço, fim do programa.


Detalhes

  • Dias: 3 dias e 2 noites
  • Quando: Fim de semana, ou durante a semana conforme pedido
  • Alojamento: Casa Villar Mayor
  • Guia: Fernando Romão será o guia na caminhada no Vale Carapito. Enquanto que a visita guiada à aldeia é feita pela Associação Muralhas de Vilar Maior.
  • Como Chegar: Porto, 250 km, cerca de 2:40 h de viagem. Lisboa, 300 km, cerca de 3 h de viagem.
  • Línguas: Português e Inglês

Preços

Preços por pessoa

  • 225 euros por pessoa, mínimo de duas pessoas
  • Crianças até 3 anos que não necessitem de berço: OFERTA
  • Crianças até 3 anos que necessitem de berço: acresce 20€ ao valor do pack
  • Crianças entre 3 e 12 anos: € 50 extra, inclui alimentação e cama extra

Preço inclui: Duas noites com café da manhã e jantar na Casa Villar Mayor. Almoço piquenique. Tour à antiga vila de Vilar Maior. Caminhada na natureza. 5% para ações de conservação Rewilding

Preço não incluí. Voos. Transferes do Aeroporto ou Estação de Comboio

O que trazer: Sapatos de Caminhada. Chapéu de sol. Garrafa de água. Calças compridas. Gorro e luvas. Casaco. Protetor solar. Repelente de mosquitos. Binóculos. Espírito de aventura!


A nossa responsabilidade

Taxa da Rewilding Europe: 5% do valor da sua reserva vai para a organização local da Rewilding Europe.

Devido ao abandono agrícola e à perda de população rural ao longo do Mediterrâneo, o número de herbívoros tem vindo a reduzir, criando vastas áreas sem nenhum tipo de pastagem.

Muitas zonas destas zonas estão cobertas por árvores jovens, florestas monótonas e arbustos densos.

 

Ao trazer de volta a pastagem, desta vez sem gado doméstico mas através de animais (semi) selvagens como cavalos e tauros. Rewilding Europe e os parceiros locais podem reduzir significativamente o risco de incêndio no Grande Vale do Côa. Reintroduzir herbívoros de grande porte também beneficiará herbívoros mais pequenos como o corço. O pastoreio natural por herbívoros de grande porte irá criar as condições para um mosaico de habitats com espaços abertos que funcionam como corta fogo.

Ao apoiar negócios locais, através de apoio financeiro na forma de empréstimos e apoio prático na implementação do negócio a Rewilding Europe Capital (REC) está a ajudar um número crescente de negócios focados no Rewilding nas várias áreas de Rewilding. Casa da Cisterna, o guia Fernando Romão da WildLife Portugal e o Fly Camp estão a desenvolver modelos pioneiros de turismo baseado na natureza e ajudam a reforçar a agenda de rewilding no Grande Vale do Côa. Rewilding Europe promove estes negócios através da agência European Safari Company​​​​​​​

 

Read more about our work in the Greater Côa Valley here.

CONTACT OUR SAFARI EXPERT


Aukje Van Gerven

OUR LOCAL PARTNER

Meet Fernando

Fernando Romão is a nature guide and photographer and has spent the last 20 years developing is skills, knowledge and passion for nature.

Guiding professionally allowed him to create unique interpretive tours; including bird watching, hiking and nature photography and transfer his love and passion for nature. 

Working in a variety of areas including Faia Brava's private reserve, the Serra da Estrela Natural Park and the Duoro and Tejo International Natural Park respectively.

With training in Outdoor and Adventure activities as well as Tourism and Nature interpretation, Fernando is the perfect combination for a nature based tour in the area. With his own nature tourism and photography business he strives to always bring the best of the area and its experiences to his guests.

When he isn't guiding or glued to the view finder on his camera, Fernando is working on an editorial project for travel guides for the interior of Portugal.

Fernando Romao

Wildlife Portugal